Home Data de criação : 07/07/25 Última atualização : 11/10/17 15:32 / 26 Artigos publicados

Kaizen - Melhoria Contínua  (Qualidade) escrito em sexta 20 novembro 2009 23:17

ADMINISTRAÇÃO, KAIZEN, MELHORIA

Blog de abarroso :Kaizen - Melhoria Contínua para a Vida, Kaizen - Melhoria Contínua

KAIZEN é uma filosofia japonesa significando melhoria gradual e em ordem contínua, que busca a melhoria continua de processos, produtos e serviços, envolvendo todos os colaboradores neste foco. 

O Japão após ser arrasado pela guerra, precisou levantar-se e mostrar ao mundo que não seria pelo tamanho do país e a devastação que ficaria no anonimato, a partir daí eles implantaram em suas vidas a filosofia do Kaizen, onde, nenhum dia deve passar sem que ocorra algum melhoramento.

A busca da qualidade dos produtos, das condições de trabalho e de vida dos operários, trouxeram diversas práticas de administração como; CCQ (Círculo de Controle da Qualidade), sistemas de sugestões, zero defeitos, Kanban e outros, todos voltados para o melhoramento da empresa inteira.

Devido a adoção da qualidade por diversas empresas, forçadas pela globalização, o cliente acaba se tornando um parceiro a longo prazo, e essa qualidade é garantida através da norma ISO 9000, onde o principal objetivo é vender qualidade por meio da qualidade do processo produtivo.

O Recurso Humano é o mais importante da Empresa, os processos têm que evoluir através de melhoria gradual em lugar de mudanças radicais, a melhoria deve estar baseada em avaliação de desempenho de processo.

KAIZEN como definiu Masaki Imai, no livro: "KAIZEN, a Chave para o Sucesso”, quer dizer melhoria contínua na vida pessoal, doméstica, social e profissional.

Quando aplicado ao trabalho quer dizer: a melhoria que envolve a todos.

O KAIZEN, estratégia empresarial, envolve todo mundo em uma organização que trabalha para fazer melhorias com baixos ou nenhum investimento.

Enfoca eliminação de desperdício em todos os sistemas e processos.

Com KAIZEN, uma liderança envolvida guia as pessoas para melhorar a habilidade para satisfazer a expectativas de alta qualidade continuamente e entrega em tempo.

KAIZEN transforma companhias em 'Competidores Globais Superiores’.

A mudança é algo que todos dão por certo, mas no Japão ela é um modo de vida. Relacionando mudança entre o Japão e o ocidente, é verificado que no primeiro podemos ver mudanças graduais e repentinas enquanto no segundo a mudança gradual não é observada. Talvez isto ocorra devido ao sistema de valores de cada um, mas a conclusão chegada é que a diferença básica entre as mudanças no Japão e no ocidente está no conceito de Kaizen. Este conceito explica por que as empresas no Japão não podem continuar iguais por muito tempo.

Tipos de Kaizen  e objetivos

  • Fluxo Contínuo – Aumento de Produtividade, Ganho de Espaço Físico, Redução de Estoque em Processo;
  • Sistema Puxado – Melhoria de atendimento ao Cliente, Redução de Inventário, Redução de Lead-Time.
  • Lean Manufaturing – Redução de Inventário, Ganho de Capacidade, zero desperdício.
  • TPM – Ganho de Capacidade, Redução de Estoques de Segurança, Melhoria de atendimento ao Cliente.
  • 5 Sensos – aumento de produtividade, motivação, clima organizacional, saúde ocupacional.
  • Poka Yoke – proteção contra defeito, freio de processo.

Gembakaizen

GEMBA é quer dizer lugar da realidade (Real Place), representa o lugar onde o trabalho é executado, o valor é criado, é o local que recebe a delegação para resolver os problemas, onde as coisas acontecem.

Na indústria, há três atividades diretamente relacionadas ao resultado: desenvolvimento, produção e venda. Sem estas atividades, não existe empresa.

Gerentes parecem observar a produção como meio secundário para ganhar dinheiro, e normalmente coloca ênfase em setores como: administração, financeiro e marketing. Entretanto, quando o GEMBA se torna o foco de atenção de administração, ele pode ser capaz de tornar a companhia mais próspera e lucrativa.

Ouvindo o Gemba

Raramente uma máquina quebra inesperada e abruptamente. Se os operadores forem treinados a perceber as variações do equipamento, vibrações não existentes antes, aquecimento que não havia, ruídos diferentes, e o GEMBA for consultado, muitos problemas não só na manutenção poderiam ser evitados.

GENJITSU quer dizer os fatos reais – a realidade, os números, os indicadores. A análise da situação real e global dos motivos.  A preocupação da gerência deve ser consultar sempre o GENJITSU.

Na busca do GENJITSU:

  • Reduza casos a dados
  • Resolva problemas com dados
  • Tome decisões com dados - “Quando você vir dados, duvide deles” K. Ishikawa.
  • Garimpe o GENJITSU
  • Promova clima de transparência
  • Trabalhe com dados
  • Duvide dos dados
  • Procure as causas dos problemas
  • Procure a causa básica não apenas as aparentes
Compartilhar

Faça um comentário!

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.
Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.196.215.114) para se identificar     


2 comentário(s)

  • Luis Carlos mailto

    Qui 07 Mar 2013 18:37

    Busca de subsidio para fazer um TCC em gestão de Recursos Humanos

  • bárbara

    Sáb 06 Out 2012 17:31

    como faz o kaizen


Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para abarroso

Precisa estar conectado para adicionar abarroso para os seus amigos

 
Criar um blog